terça-feira

Como a Dança Afeta a Sexualidade no Processo de Envelhecimento da Terceira Idade






A dança é importante para o aumento da auto-estima, bem estar físico e tem chamado a atenção de diversas pessoas, pois possibilita a interação independente de faixa etária e condição sócio-econômica. Entre pessoas da terceira idade, além da diversão, a prática contribui para saúde física e mental dos praticantes, melhora a flexibilidade, a força, o equilíbrio, reduz os problemas de memória e retarda doenças como hipertensão, obesidade, osteoporose, entre outras, estando também associada à sexualidade do idoso.

Ao investigar essas relações, a graduada em Educação Física pela UFMA, Jussara da Silva Ribeiro, escolheu o tema como trabalho de conclusão de curso “Sexualidade, envelhecimento e dança: um olhar do idoso”, trazendo a visão da terceira idade a partir do âmbito da dança e a sexualidade senil.

Entre as questões mais relevantes, Jussara aborda as alterações decorrentes do processo de envelhecimento — como a menopausa e impotência sexual — associadas, em alguns momentos, a grupos isolados. De acordo com a análise, em virtude do preconceito, os idosos são vítimas de situações constrangedoras e nem sempre têm apoio de profissionais da educação física e saúde, auxiliando-os para que possam ter uma vida sexualmente ativa e livre de tabus.

O incentivo da dança nessa fase da vida tem influência na sexualidade por permitir a livre expressão, a liberdade de movimentos e também possibilita contato entre os idosos de ambos os sexos. “Na dança, se observa maior interação e menos timidez. A dança favorece melhoras físicas importantes que influenciam na auto-imagem e auto-estima do idoso, e este fato também interfere de maneira positiva na sexualidade dos idosos tanto em suas expressões de sexualidade como no ato sexual em si, pois favorece maior liberdade e segurança com o próprio corpo bem como melhoras fisiológicas que facilitam o ato sexual’’, afirma.

Para a confecção do seu trabalho, a estudante realizou entrevistas com esse público. “Os idosos envolvidos com a dança são aqueles que participam também de outras atividades destinadas a esse grupo. São aposentados, donas de casa e outras pessoas que nunca haviam participado de atividades anteriormente por motivos diversos, dentre os quais falta de tempo, interesse, apoio da família, dinheiro ou problemas de locomoção”, ressalta.


Nenhum comentário: