terça-feira

Perder Peso Dançando



A dança, além de ser uma diversão, ajuda a perder peso.

Todos nós sabemos da importância dos exercícios para se ter uma vida saudável e o quanto eles contribuem para a perda de peso. Entretanto, muitos se esquivam de procurar uma academia ou iniciar uma atividade física simples, c0mo caminhar ou andar de bicicleta, mesmo precisando emagrecer, por não gostarem de fazer exercícios.

A saída talvez seja a dança, quando se quiser ou precisar incluir atividade física em um programa de perda de peso. Podemos praticar a dança sem sair de casa, se for a preferência, ou entrar em uma academia e usufruir dos benefícios para a saúde e a perda de peso que isso proporcionará, ao mesmo tempo que aproveitamos para nos divertir. É claro que, acima de tudo, é preciso sentir prazer com esse tipo de atividade, ou seja, é preciso gostar de dançar.

A dança é uma forma excelente de exercício para perda de peso. Sua prática melhora a frequência cardíaca e tonifica a maioria dos músculos do corpo. Ela pode queimar tantas calorias (aproximadamente 200 a 400 calorias por hora de dança, segundo pesquisas) quanto outros exercícios que ajudam a emagrecer, como caminhar, nadar e andar de bicicleta, por exemplo. Se a pessoa gosta de dançar e não gosta de outros exercícios que geralmente são recomendados para perder peso de forma saudável, estará se livrando de uma rotina que lhe é desagradável e adotando outra que aprecia.

Qualquer tipo de dança é bom para perder peso, sendo que alguns tipos são mais vigorosos e, consequentemente, exigem mais e tendem a queimar mais gorduras do corpo. Por exemplo, o rock e o jazz rápido ajudam a queimar calorias mais rapidamente que um bolero ou uma balada, se dançados durante períodos de tempo iguais, mas haverá contribuição para perda de peso em qualquer dos casos. O ideal é escolher o tipo mais adequado à sua condição física e ao seu gosto. O que importa é estar ativo e em movimento. É altamente estimulante, para quem está querendo ou precisando perder peso, poder praticar os exercícios de que gosta e, para quem aprecia a dança, esta seria a alternativa ideal. Dançar e emagrecer: para quem gosta, nada melhor!

Não é necessário se tornar um especialista de dança, nem sequer ter um parceiro, para se obter os benefícios que ela proporciona, em termos de saúde e perda de peso. A sugestão é praticar cerca de 50 minutos diários , no mínimo, três vezes por semana, de movimentos ao som de um samba, pagode, rock, tango, jaz, o que preferir. Se praticada regularmente, a dança pode resultar, segundo os especialistas, entre outros benefícios, em frequência cardíaca e pressão arterial mais baixas, melhoria nos níveis de colesterol, que são sinais de saúde e boa forma física, e perda de peso.

Se você tiver dificuldade para frequentar academia, improvise sua própria pista de dança em casa. Escolha um local com algum espaço desimpedido e comece a se movimentar. Ligue o aparelho de som e comece a dançar, só ou com alguém da família que esteja  disponível e com a mesma disposiçao, rodopiando, saltitando e se contorcendo. Você vai emagrecer se divertindo.

Antes de iniciar suas sessões de dança, lembre-se de consultar seu médico, como faria naturalmente antes de iniciar qualquer programa de exercícios

Nenhum comentário: