quarta-feira

Livro 'Um Baile, Minha História'


Fonseca Jr lança, em Parnaíba, o livro 'Um Baile, Minha História'

Autor é filho do intelectual parnaibano R. Fonseca Mendes, um dos pioneiros da radiofonia

Vicente de Paulo Santos Correia, um dos pioneiros do turismo no Piauí, a Secretaria Municipal do Turismo e o Serviço Social do Comércio (SESC), realizaram o lançamento do livro “Um baile, minha história”, de autoria do músico parnaibano Fonseca Jr e co-autores clientes da Dança de Salão de Fortaleza-CE, que acontecerá na próxima quarta-feira (dia 11) no auditório do SESC Avenida, às 19h.

O autor é filho do intelectual parnaibano R. Fonseca Mendes, um dos pioneiros da radiofonia nordestina quando integrou o corpo de profissionais da Rádio Educadora de Parnaíba, a segunda rádio instalada no Nordeste.

Ao ser perguntado sobre quanto tempo demorou para organizar o livro "Um baile, minha história", o músico Fonseca Jr. brinca e responde "ah, bote aí uns 20 anos". De fato, embora a ideia tenha surgido no começo de 2011, os depoimentos que a obra reúne foram colhidos ao longo das duas últimas décadas, quando refloresceu em Fortaleza o circuito de bailes de dança de salão.

 "Um baile, minha vida" apresenta depoimentos de frequentadores desses eventos - mulheres, em boa parte - sobre os benefícios e as transformações que a dança de salão trouxe para suas vidas. "Ao longo dos anos, nós que tocamos nos bailes ouvimos muitos desses testemunhos. As pessoas vêm falar sobre como dança muda a rotina e até a vontade de viver" explica Fonseca. "Para que esses momentos não se perdessem, começamos a colecioná-los, e essa é a essência da obra", complementa.

 Todos os personagens do livro cederam suas histórias voluntariamente, por meio de uma espécie de ficha de inscrição. "Deixávamos cópias dessas fichas nas portarias dos bailes e também distribuíamos entre o público. Colocamos ainda na internet. Os interessados preenchiam com seus dados de identificação e com seu texto, e autorizavam a transcrição para o livro", recorda Fonseca.

“Um Baile, Minha História” foi lançado originalmente com grande sucesso no dia 03 de fevereiro, no Salão Nobre do Náutico Atlético Cearense, em Fortaleza, quando foi apresentado por Cid Carvalho, jornalista, radialista, ex-Senador da República ao lado de sua irmã Norma Saboya de Carvalho, uma das co-autoras do livro e mais o Jornalista Vicente Alencar que foi o mestre de cerimônia da noitada. O livro conta com depoimentos de 75 pessoas que se dedicam a dança de salão.

  http://www.piauidestak.com.br/lancamento-do-livro-um-baile-minha-historia-de-fonseca-jr/

Nenhum comentário: